O milho foi utilizado para união entre a passado e presente
A proposta surgiu do projeto de meio ambiente “Explorar… É Preciso” que tem como finalidade ampliar o repertório das crianças a partir da análise das múltiplas possibilidades.
A partir do interesse demonstrado pelas crianças, com idade entre 5 e 6 anos, acerca da cultura e dos hábitos dos povos indígenas, que estava sendo apresentado pelas professoras, ficou evidente a relação de respeito que eles mantinham e ainda mantêm com a natureza.
Então, resolveram propor a realização de uma receita culinária que tem como ingrediente base um alimento consumido por esses povos, o milho. As crianças tiveram uma participação ativa. Primeiro, analisaram a espiga do milho: sentiram a textura, o cheiro e visualizaram as cores. Depois foram para a cozinha para ralar o milho, sempre com a ajuda das educadoras Cleide Silveira, Larissa Karoline, Ligia Machado, Luziana Izabel e Thayse Teixeira.
Após essa etapa, as crianças puderam envolver conceitos matemáticos na atividade, relacionando os ingredientes às suas respectivas quantidades, conforme eram colocados no liquidificador. Enquanto o bolo era levado ao forno para assar e eles foram descansar, as professoras organizaram o refeitório com uma mesa posta, utilizando um conjunto de jogo americano feito de crochê, xícaras, guardanapos e talheres.
Após o sono da tarde, foram levados para o “restaurante” como chamaram, e puderam se deliciar com o bolo. Foi uma experiência cultural que uniu passado e presente, utilizando a culinária e terminou em “estava tão gostoso, a gente adorou” e “que delícia!!” dito pelas crianças.
As crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal Professora Antonieta de Barros, na Vila Aparecida, participaram de uma atividade culinária envolvendo os povos indígenas. Durante a proposta foram contemplados conceitos históricos, elementos da natureza e matemáticos que foram finalizados com preparo de um bolo de milho.
A proposta surgiu do projeto de meio ambiente “Explorar… É Preciso” que tem como finalidade ampliar o repertório das crianças a partir da análise das múltiplas possibilidades.
A partir do interesse demonstrado pelas crianças, com idade entre 5 e 6 anos, acerca da cultura e dos hábitos dos povos indígenas, que estava sendo apresentado pelas professoras, ficou evidente a relação de respeito que eles mantinham e ainda mantêm com a natureza.
Então, resolveram propor a realização de uma receita culinária que tem como ingrediente base um alimento consumido por esses povos, o milho. As crianças tiveram uma participação ativa. Primeiro, analisaram a espiga do milho: sentiram a textura, o cheiro e visualizaram as cores. Depois foram para a cozinha para ralar o milho, sempre com a ajuda das educadoras Cleide Silveira, Larissa Karoline, Ligia Machado, Luziana Izabel e Thayse Teixeira.
Após essa etapa, as crianças puderam envolver conceitos matemáticos na atividade, relacionando os ingredientes às suas respectivas quantidades, conforme eram colocados no liquidificador. Enquanto o bolo era levado ao forno para assar e eles foram descansar, as professoras organizaram o refeitório com uma mesa posta, utilizando um conjunto de jogo americano feito de crochê, xícaras, guardanapos e talheres.
Após o sono da tarde, foram levados para o “restaurante” como chamaram, e puderam se deliciar com o bolo. Foi uma experiência cultural que uniu passado e presente, utilizando a culinária e terminou em “estava tão gostoso, a gente adorou” e “que delícia!!” dito pelas crianças.
Fonte:PMF